Higiene Oral


É extremamente  importante manter uma boa higiene bucal durante  todo o tratamento ortodôntico. De fato, é necessário que a idéia de ”escovar os dentes” passe  a ser mais ampla, isto é: o paciente deve se conscientizar de que deverá “limpar os dentes”, o que é muito mais adequado, pois envolve resultado e não um ato displicente.

A presença dos braquetes, anéis e fios dificultam sim a escovação e o uso do fio dental. No entanto,  a higienização criteriosa, de preferência após cada refeição, é a melhor forma de evitar acúmulo de placa bacteriana, cárie dentária e doença na gengiva. Preservar a integridade e sustentação dos dentes é prioritário à correção de suas posições.

Abaixo estão informações sobre como manter uma boa higiene bucal durante o tratamento ortodôntico:

1. Fio dental (ver simulação)
A higienização bucal deve sempre iniciar com o uso do fio dental. Ele deverá ser utilizado pelo menos uma vez ao dia. O fio dental precisa ser passado sob o arco ortodôntico. Para isso deve-se utilizar um passa-fio dental que acomoda o fio na sua extremidade. Existem alguns tipos de fio dental que já vem com uma ponta dura (”Superfloss” da Oral B). Empurre a extremidade do passa-fio sob o arco e puxe o fio completo. Puxe-o para cima entre os dentes e suavemente mova para cima e para baixo dos dois lados dos dentes, entrando levemente dentro do sulco gengival.

2. Escovação (ver simulação)
1 - Começar a higiene na superfície externa dos dentes, com a escova em um ângulo reto realizando movimentos circulares.
2 - Ainda na parte externa, limpar a área entre a gengiva e o aparelho com a escova angulada para cima e para baixo, vibrando em movimento curto de vai-e-vem.
3 - Em seguida, escovar a parte interna dos dentes movimentando a escova de cima para baixo no arco dentário superior e de baixo para cima no arco inferior.
4 - Limpar cuidadosamente a superfície de mastigação dos dentes, em ambas arcadas
5 - Terminar escovando a língua, e os tecidos moles da boca.
 

3.
Escova interdental (ver simulação)
A escova interdental é outra ferramenta auxiliar que você poderá lançar mão para manter os dentes, gengivas e aparelhos limpos e saudáveis. Ela pode ser usada para limpar sob o fio ortodôntico e em volta do aparelho. Utilize este dispositivo devagar e cuidadosamente, para que você não danifique o seu aparelho ortodôntico.

4.
Enxaguar 
Após utilizar o fio dental, e realizar a escovação, enxágue sua boca cuidadosamente com água ou com um enxaguatório contendo flúor. O antisséptico bucal pode ajudar em pequenas inflamações da gengiva e irritações causadas pelos aparelhos ortodônticos, mas não são essenciais, e o seu uso deve ser informado ao profissional.

5.
Limpeza do aparelho móvel
É importante que você escove seu aparelho toda vez que for escovar os dentes, pois ele pode acumular placa bacteriana e partículas alimentares. Uma vez por semana, você deverá realizar uma limpeza mais profunda em seu aparelho. Dissolver em um copo com água (temperatura ambiente) um comprimido antiséptico (”Corega Tabs” da Colgate). Isso vai ajudar a prevenir acúmulo de placa e infecção bucal e você vai manter seu aparelho com o sabor melhor. Não use água quente, porque isso pode distorcer o aparelho.

6.
Orientações alimentares
É comum o aparecimento de pequenas feridas em sua gengiva na primeira semana após instalação do aparelho. Neste período recomendamos uma dieta macia. Portanto, evite alimentos duros, bem como alimentos pegajosos, incluindo caramelos, pois eles poderão danificar fios e suportes. É também importante minimizar a ingestão de alimentos ricos em açúcares, como sorvetes e biscoitos, e reduzir o uso de bebidas açucaradas.

 


>
Perguntas frequentes
>
Primeira Visita
>
Informações de emergência
>
Tipos de Aparelho